Conectores Para CFTV: As Principais Escolhas Do Mercado

conectores para cftv

Além de bons equipamentos (Câmeras, DVRS), você precisa escolher os melhores conectores para CFTV.

Digo isso porque, com baixa qualidade, você não será capaz de usar todo o potencial de seus equipamentos.

A conexão básica que você vai precisar fazer para utilizar a sua primeira câmera será a de um BNC (vídeo) e um P4 (energia).

Pode parecer simples, mas se é a sua primeira experiência com instalação, pode dar um pouquinho de trabalho. Os cabos, se mal conectados, não funcionarão direito.

Mas não se preocupe. Vamos ajudar você a partir de agora.

Primeiro, tenha paciência, pois trabalhar com fiação requer muita atenção!

Bem, é preciso saber que os conectores P4 com borne (de energia) geralmente recebem a carga de 12 volts das fontes. Já o outro conector, BNC 5057 serve para transmissão de vídeo.

Os fios são equipamentos maleáveis, porém sensíveis. E nos conectores para CFTV é preciso inserir uma malha e uma parte do meio do fio.

Esse serviço é igual ao dos técnicos de TV por assinatura, praticamente é o mesmo procedimento, mas com outro tipo de ligação.

Para facilitar ainda mais, falaremos um pouco sobre os conectores para CFTV e sua utilidade nos cabos coaxiais ou cabo de rede.

Vamos lá!


Conectores Para CFTV

conector bnc com borne como instalar

Os modelos mais comuns e conhecidos, com certeza são o conector BNC e o plug p4 com borne.

Isso porque eles estão em quase 100% das câmeras (é obrigatório a utilização para ligar a câmera).

O conector BNC (Conector Bayonet Neil Concelman) é um conector para diversos tipos de cabos Coaxiais como, RG-58 e RG-59.

Sua maior utilidade é para equipamentos de rádio de baixa frequência, aparelhos de CFTV e em instrumentos de medição.

Existe uma pequena variedade de conectores disponíveis oferecidos pelas grandes organizações de tecnologia.

Para esse conector, temos algumas opções disponíveis:

  • BNC com borne (ou sem);
  • BNC para solda;
  • BNC com parafuso;

E como qualquer outro conector existe também a versão de macho e fêmea.Os conectores mais práticos, na visão de alguns clientes, são os conectores com borne que oferecem mais agilidade na hora da instalação das câmeras de segurança.

Soldar ou não os fios é uma escolha que você poderá fazer. É necessário fazer um furo no fio para colocar a malhar e com os pequenos parafusos servem para prender o fio do meio.

É sempre bom saber que a malha possui carga negativa enquanto o fio do meio possui carga positiva.

Esses conectores para cftv são bem baratos e você pode adquirí-los por um preço acessível: https://blogdocftv.com/go/conectores-cftv


Conector RCA

conector para cameras de segurança

O conector RCA é de grande utilidade para aqueles que pretendem ligar a saída de vídeo do seu DVR à uma televisão ou monitor para fazer o monitoramento.

Ele não é um dos conectores para cftv mais usados atualmente pois os DVRs já vem com todos os cabos necessários para instalação e utilização.

Mas para manutenção de projetos antigos eles ainda são buscados.

Balun

Esse não é bem classificado como conectores para cftv. Ele é mais um acessório.

Ligar as câmeras em grande distância tem atormentado algumas pessoas já que a maioria dos fios possuem apenas 100m (exceto bobinas) e é natural perder qualidade de imagem em longas distâncias.

Sendo assim, é mais fácil adquirir um cabo de par trançado, conhecido como cabo de rede / cabo utp e utilizar um balun passivo, que fará a conversão de conector RJ45 para conector BNC.

Os cabos mais comuns possuem 4 pares, então, você poderá ligar 4 câmeras com apenas um cabo.

Pensando assim até parece que esse cabo só nos oferece vantagens.

Mas não é bem assim…

Utilizar um par de cabos para alimentar as câmeras não é uma boa escolha, pois pode causar interferência e diminuir a qualidade das imagens.

Além disso, não aconselhamos passar o cabo coaxial no mesmo conduíte ou perto de fios que carregam eletricidade para evitar sobrecargas e possíveis danos ao seu equipamento.

Existem excelentes opções de baluns disponíveis no mercado para o seu projeto.


Rabichos De Mini Câmeras

tipos de conectores de video

Rabicho é o nome dado ao conjunto de fios que, muitas vezes, vêm acompanhados das mini câmeras (possuindo de 3 a 4 fios sendo: branco, vermelho, preto e amarelo).

Na maioria das vezes utilizamos o fio branco para a gravação do áudio.

Alguns clientes preferem ter somente as imagens das câmeras deixando o áudio de lado.

Quando compramos uma mini câmera com rabicho, muitas vezes ela vem sem um conector na ponta, quando isso acontece, é preciso realizar um processo de emenda de fios junto com o cabo coaxial.

O cabo coaxial de longe é o cabo mais utilizado já que ele possui 4 fios:

  • A malha;
  • O fio do meio rente a malha;
  • E os dois fios de alimentação vermelho e preto.

– Sabendo que a malha possui carga negativa, emende-a com o fio preto e a malha do cabo coaxial.

Sim! Os três fios juntos.

Como os fios pretos do rabicho são neutros, utilize um deles para a malha e o outro para o fio preto de alimentação.

  • fio vermelho do cabo coaxial junto com o fio vermelho do rabicho.
  • E o fio do meio que vem com a malha do cabo coaxial com o fio amarelo do rabicho.

Esses são os procedimentos básicos para realizar a conexão.

Mas como foi dito no início desse artigo, é sempre bom ter algum profissional experiente no local para auxiliá-lo nesse serviço, evitando qualquer tipo de dano ao seu equipamento.

Assim como os conectores RCA, esses rabichos que servem como conectores para cftv não são mais vistos com tanta frequência, somente para alguns casos de manutenção.CURIOSIDADE!!

Antigamente, a mini câmera era uma das principais escolhas por profissionais de segurança eletrônica. Porém, com as novas tecnologias, dificilmente elas são utilizadas.

Isso porque o custo-benefício de uma mini câmera hoje em dia, não vale a pena.

Facilmente encontramos câmeras HD 720p com custo abaixo de R$100. 


Conclusão

Esses são alguns dos principais conectores para CFTV do mercado (clique aqui para conhecer outros modelos).

Existem vários outros, porém, para fazer um projeto básico de CFTV você não vai precisar mais do que isso.

Espero que você tenha aprendido bastante (aqui tem outras matérias) e caso fique alguma dúvida, basta escrever nos comentários.

Posts Relacionados

Sobre nós

CFA Assistência Técnica em CFTV desde 2003 atua exclusivamente nas áreas de C.F.T.V. (circuito fechado de televisão) e Alarmes profissionais das mais diversas marcas.

Newsletter

Receba as ultimas novidades e mantenha-se sempre atualizado.

Últimos Posts

Marcas Autorizadas

Câmeras IP

Domes IP

Encoders

NVRS

Honeywell

Principais modelos: SA 6128PG, SA6148ICOM, SA6160G, SAXL2T-2, VISTA 10, VISTA 40, VISTA 48, VISTA 50, VISTA 128, VISTA 296, XL-600SMPT

NAPCO

Principais modelos: GEM-9600, GEM-P800, GEM-RP1CA2, GEM-RP3DGTL, GEM-RP8, GEM-X255, GEM816, GEM1632, GEM3200, RPX-6GT, XP400, XP600

PARADOX

Principais modelos: ESPRIT 626, PARADOX 738

ROKONET

Principal modelo: RP296KCL

Micro Câmeras

São equipamentos mais populares e indicados para quem busca uma solução de baixo custo e boa qualidade para aplicações em espaço reduzido.

Câmeras Box

São equipamentos que oferecem mais recursos, compatíveis com diversas aplicações.

Geralmente possuem uma resolução melhor do que as micro-câmeras, e devem ser acopladas às lentes do tipo VIDEO, DC ou FIXA.

Câmeras Zoom

Câmeras com alta resolução de imagem, oferecem lentes motorizadas incorporadas que aproximam a imagem captada através de zoom óptico, podendo ser controladas, automaticamente, via software ou através de controle remoto.

Câmeras Zoom

Câmeras com alta resolução de imagem, oferecem lentes motorizadas incorporadas que aproximam a imagem captada através de zoom óptico, podendo ser controladas, automaticamente, via software ou através de controle remoto.

Câmeras IP

As câmeras IP , conhecidas também como cameras em rede, possuem um servidor web interno que possibilita o envio de imagens ao vivo diretamente por uma rede local ou via internet.

Domes

São Domes para aplicações de alta performance, alta definição de imagem, movimentação horizontal e vertical e com zoom motorizado.

Speed Domes e PTZs

São Domes para aplicações de alta performance, alta definição de imagem, movimentação horizontal e vertical e com zoom motorizado.

Câmeras Infra-vermelho

Imagens detalhadas, cores realistas e contraste perfeito em qualquer condição de luminosidade, inclusive à noite. Câmera equipada com lente varifocal que permite ajuste total da imagem ao cenário de aplicação. Seus LEDs infra vermelhos garantem uma captação nítida e precisa tanto em ambientes internos como externos. Tendo como diferencial o alcance desejado, variando de 3,6 a 75mm em média.

Placas de Captura

As placas de captura de imagem para CFTV, aliadas ao software, permitem a gravação em tempo real das imagens, assim como o acesso remoto via rede local ou internet. No mercado podemos encontrar placas de captura de 4, 8, 16 ou 32 canais. Este tipo de placa requer computadores com hardware compatível e de bom desempenho.

DVRS

Os DVR’s são usados em CFTV para substituir os antigos Time Lapse e também as placas de capturas colocadas nos computadores, com o funcionamento parecido com as placas os DVR’s tem a vantagem de contarem com saídas de vídeo tanto para monitores como para televisores, eles também possuem internamente um espaço reservado para um ou mais discos rígidos, em alguns modelos temos gavetas para facilitar o manuseio do mesmo. Estes aparelhos descartam totalmente o uso do computador por possuírem uma entrada RJ45 para acesso remoto das câmeras via browser ou software cliente produzido pelo fabricante, com isso pode até ser feitas configurações em seu aparelho pela internet. No mercado podemos encontrar DVR’s de 4, 8, 16 ou 32 canais, porém já encontramos software que visualizam até 64 câmeras de diferentes aparelhos trabalhando com o mesmo padrão de imagem H.264.

DVRS

São equipamentos que mostram as imagens atravez de um monitor ou mais monitores e ficam trocando as imagens por meio de uma Mesa Controladora conforme selecionado.

Mesas Controladoras

É utilizado para movimentar as Speed Dome, Dome ou PTZ “Pan Tilt Zoom”.

No-Breaks

Também conhecido pelo acrônimo UPS (Uninterruptible Power Supply = Fonte de Alimentação Ininterrupta), é um sistema de alimentação de energia elétrica que entra em operação toda vez que há uma interrupção no fornecimento de energia pública. Desta forma os aparelhos conectados ao Nobreak continuarão em operação até o nobreak atingir o limite de sua autonomia (tempo máximo que o nobreak pode fornecer energia em sua saída, no modo bateria).

Monitores

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV), é um sistema de televisionamento que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ponto de supervisão pré-determinado local ou remoto. O sistema de CFTV não é aplicado somente com propósitos de segurança e vigilância, também é utilizado em outros campos como laboratórios de pesquisa, em escolas, empresas privadas, na área médica, pesquisa e monitoramento de fauna e flora, monitoramento de relevo, condições climáticas, controle de processos industriais, entre outros.

Além da exibição das imagens, os sistemas atuais permitem a gravação em meios digitais e o compartilhamento destas imagens via rede local ou internet.