Câmera De Alta Definição 720p: Vale REALMENTE A Pena Comprar?

Com o avanço tecnológico na área do CFTV (Circuito Fechado ou interno de Televisão), a tecnologia analógica tradicional terá uma queda em sua produção.

O motivo é claro:

Novas tecnologias com melhorias de imagem (HD-CVI, HD-TVI e AHD) vem tomando conta, com definições de imagem melhor.

Sistemas antigos de câmeras como NTSC e PAL com 380, 420, 540, 600 e 700 linhas já estão sendo substituídas pelas novas câmera de alta resolução de TVI, CVI, AHD e SDI.

Com isso, o cabo coaxial muito requisitado pelas suas vantagens, ganhará mais espaço a partir desse novo mundo de tecnologias, garantindo uma alta resolução empregando a mesma infraestrutura.

A integração dessa tecnologia irá surpreender os projetos de forma positiva garantindo a redução da quantidade de cabos indispensável para a instalação de câmeras.

Como de costume teremos que ”desapegar” das antigas câmeras de 600tvls, que com o surgimento das novas, serão mais difíceis de serem encontradas e seu investimento com o tempo não valerá a pena.

Se formos olhar hoje em dia, as principais câmeras do mercado são as híbridas da Intelbras.

Hoje em dia, vemos câmera de alta definição em 720p e câmeras 1080p FULL HD sendo vendidas à preços bastante acessíveis e que tem uma qualidade de imagem bastante superior às analógicas.

Aqui você pode ter uma ideia de preços: lista de preço das câmeras.

câmera de alta definição
Comparação das Tecnologias de Imagem. Créditos: Clube CFTV

É Mesmo Necessário Usar Câmera De Alta Definição 720p?

Bem, se você está em busca de um excelente serviço, acredito que usar câmera de alta definição lhe trará muitas vantagens.

Uma diferença básica entre o sistema analógico e o sistema em HD (que também é analógico), é a rica opção em detalhes da imagem.

Por exemplo, com câmeras 720p (ou 1080p) [link], você poderá dar zoom e ter maiores informações sobre a fisionomia ou conseguir filtrar detalhes em um caixa de dinheiro.

Para realizar tal recurso de aproximação (zoom digital), é necessária uma resolução alta, caso o contrário, a imagem de vídeo poderá ter problemas na hora do reconhecimento.

Com a chegada de novas tecnologias surgiram diversos tipos de altas resoluções, como:

  • Full HD;
  • 3mp
  • 5mp
  • 8mp
  • 12mp

E a criação de novas resoluções não param.

Agora você não fica refém de utilizar as câmeras IP (que tem um custo alto) para ter imagens de alta definição em seus projetos de segurança eletrônica.


Alta Resolução CFTV Não É Privilégio Dos Sistemas IPS

Como falado acima, não é mais exclusivo da tecnologia IP a alta qualidade de imagem.

As novas tecnologias, TVI, CVI e AHD são responsáveis por trazerem uma boa definição de imagem com um preço bastante acessível, garantindo assim, um aumento na segurança das famílias.

Mas as empresas e fabricantes de CFTV não querem parar.

Especula-se que muito em breve, começaremos a trabalhar com câmeras 3mp, 5mp (Hikvision já produz) e alguns acreditam que até mesmo 8mp.

Cada vez mais estão investindo em câmera de alta definição para deixar sua segurança ainda melhor.

O melhor de tudo é que essas tecnologias utilizam o mesmo cabeamento das anteriores (analógicas).

Isso facilita a troca e faz desnecessário ter de trocar toda a instalação, barateando bastante o custo dos aparelhos.

Sabe-se pouco ainda a respeito dos detalhes distintos sobre o funcionamento das novas tecnologias, mas o compromisso é que seja provável a utilização dos tradicionais cabos RG59 para transmitir imagens de 5mp em uma distância de até 600 metros.

câmeras de segurança HD
Imagem de uma câmera de 5 MP da Hikvision. Retirado de vídeo no Youtube.

Conclusão

Ao utilizar uma câmera de alta definição 720p, você garante uma segurança extra pra você e para a sua família.

As marcas com melhor custo-benefício atualmente são a Intelbras e a Hikvision.

Como falado anteriormente, se quiser verificar as câmeras hd de baixo custo a partir de R$80, é só acessar o link: https://blogdocftv.com/go/camera-hd-720p

Espero que você tenha gostado desse post (talvez você possa gostar desses também) e caso fique alguma dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Quando você compra câmera de alta definição para seu sistema e/ou de clientes, qual marca costuma utilizar? Porque?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr

Posts Relacionados

Sobre nós

CFA Assistência Técnica em CFTV desde 2003 atua exclusivamente nas áreas de C.F.T.V. (circuito fechado de televisão) e Alarmes profissionais das mais diversas marcas.

Newsletter

Receba as ultimas novidades e mantenha-se sempre atualizado.

Últimos Posts

Marcas Autorizadas

Câmeras IP

Domes IP

Encoders

NVRS

Honeywell

Principais modelos: SA 6128PG, SA6148ICOM, SA6160G, SAXL2T-2, VISTA 10, VISTA 40, VISTA 48, VISTA 50, VISTA 128, VISTA 296, XL-600SMPT

NAPCO

Principais modelos: GEM-9600, GEM-P800, GEM-RP1CA2, GEM-RP3DGTL, GEM-RP8, GEM-X255, GEM816, GEM1632, GEM3200, RPX-6GT, XP400, XP600

PARADOX

Principais modelos: ESPRIT 626, PARADOX 738

ROKONET

Principal modelo: RP296KCL

Micro Câmeras

São equipamentos mais populares e indicados para quem busca uma solução de baixo custo e boa qualidade para aplicações em espaço reduzido.

Câmeras Box

São equipamentos que oferecem mais recursos, compatíveis com diversas aplicações.

Geralmente possuem uma resolução melhor do que as micro-câmeras, e devem ser acopladas às lentes do tipo VIDEO, DC ou FIXA.

Câmeras Zoom

Câmeras com alta resolução de imagem, oferecem lentes motorizadas incorporadas que aproximam a imagem captada através de zoom óptico, podendo ser controladas, automaticamente, via software ou através de controle remoto.

Câmeras Zoom

Câmeras com alta resolução de imagem, oferecem lentes motorizadas incorporadas que aproximam a imagem captada através de zoom óptico, podendo ser controladas, automaticamente, via software ou através de controle remoto.

Câmeras IP

As câmeras IP , conhecidas também como cameras em rede, possuem um servidor web interno que possibilita o envio de imagens ao vivo diretamente por uma rede local ou via internet.

Domes

São Domes para aplicações de alta performance, alta definição de imagem, movimentação horizontal e vertical e com zoom motorizado.

Speed Domes e PTZs

São Domes para aplicações de alta performance, alta definição de imagem, movimentação horizontal e vertical e com zoom motorizado.

Câmeras Infra-vermelho

Imagens detalhadas, cores realistas e contraste perfeito em qualquer condição de luminosidade, inclusive à noite. Câmera equipada com lente varifocal que permite ajuste total da imagem ao cenário de aplicação. Seus LEDs infra vermelhos garantem uma captação nítida e precisa tanto em ambientes internos como externos. Tendo como diferencial o alcance desejado, variando de 3,6 a 75mm em média.

Placas de Captura

As placas de captura de imagem para CFTV, aliadas ao software, permitem a gravação em tempo real das imagens, assim como o acesso remoto via rede local ou internet. No mercado podemos encontrar placas de captura de 4, 8, 16 ou 32 canais. Este tipo de placa requer computadores com hardware compatível e de bom desempenho.

DVRS

Os DVR’s são usados em CFTV para substituir os antigos Time Lapse e também as placas de capturas colocadas nos computadores, com o funcionamento parecido com as placas os DVR’s tem a vantagem de contarem com saídas de vídeo tanto para monitores como para televisores, eles também possuem internamente um espaço reservado para um ou mais discos rígidos, em alguns modelos temos gavetas para facilitar o manuseio do mesmo. Estes aparelhos descartam totalmente o uso do computador por possuírem uma entrada RJ45 para acesso remoto das câmeras via browser ou software cliente produzido pelo fabricante, com isso pode até ser feitas configurações em seu aparelho pela internet. No mercado podemos encontrar DVR’s de 4, 8, 16 ou 32 canais, porém já encontramos software que visualizam até 64 câmeras de diferentes aparelhos trabalhando com o mesmo padrão de imagem H.264.

DVRS

São equipamentos que mostram as imagens atravez de um monitor ou mais monitores e ficam trocando as imagens por meio de uma Mesa Controladora conforme selecionado.

Mesas Controladoras

É utilizado para movimentar as Speed Dome, Dome ou PTZ “Pan Tilt Zoom”.

No-Breaks

Também conhecido pelo acrônimo UPS (Uninterruptible Power Supply = Fonte de Alimentação Ininterrupta), é um sistema de alimentação de energia elétrica que entra em operação toda vez que há uma interrupção no fornecimento de energia pública. Desta forma os aparelhos conectados ao Nobreak continuarão em operação até o nobreak atingir o limite de sua autonomia (tempo máximo que o nobreak pode fornecer energia em sua saída, no modo bateria).

Monitores

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV), é um sistema de televisionamento que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ponto de supervisão pré-determinado local ou remoto. O sistema de CFTV não é aplicado somente com propósitos de segurança e vigilância, também é utilizado em outros campos como laboratórios de pesquisa, em escolas, empresas privadas, na área médica, pesquisa e monitoramento de fauna e flora, monitoramento de relevo, condições climáticas, controle de processos industriais, entre outros.

Além da exibição das imagens, os sistemas atuais permitem a gravação em meios digitais e o compartilhamento destas imagens via rede local ou internet.

×